PUBLICIDADE

Enem 2025: tema da redação causa surpresa e dificuldade entre candidatos

Raul Holderf Nascimento

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve início neste domingo (9), com a aplicação das provas de linguagens, ciências humanas e redação. A grande surpresa desta edição foi o tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A escolha inesperada gerou reações de espanto e até dificuldade entre estudantes, professores, preparatórios e profissionais experientes em bancas avaliadoras.

Muitos candidatos expressaram dificuldade em construir uma argumentação consistente sobre o tema, considerado atípico e mais complexo do que os que geralmente são previstos. Apesar de o envelhecimento da população brasileira ser um tema relevante, ele não era apontado como uma das principais apostas para a redação deste ano.

Nas redes sociais, participantes compartilharam suas impressões sobre a prova. Um usuário relatou que essa foi “a pior redação” que já fez. Outros demonstraram insegurança quanto à pertinência de seus textos, com frases como “Acho que fugi do tema” ou “Achei que errei feio na redação”. A organização das ideias também se mostrou um desafio para alguns, que confessaram ter apenas resumido os textos de apoio de forma superficial. A vagueza do tema também foi criticada, e muitos lamentaram a surpresa, afirmando terem estudado para outros temas.

A primeira etapa do exame contou com 90 questões objetivas, divididas entre língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e ciências humanas. Candidatos descreveram a prova como de nível médio a fácil, mas apontaram dificuldades na compreensão dos enunciados de história, geografia e interpretação de texto. Alguns chegaram a relatar que não compreendiam o que estavam lendo.

A movimentação nos locais de prova ocorreu sem grandes incidentes. A abertura dos portões foi às 12h, com fechamento pontual às 13h. Um candidato perdeu a prova ao confundir os horários.

No total, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem em todo o país. Em Goiás, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou a participação de 166.761 candidatos neste domingo, sendo 56.365 estudantes do ensino médio da rede pública.

A segunda etapa do Enem será realizada no próximo domingo (16), com as provas de matemática e ciências da natureza. O horário de abertura e fechamento dos portões permanece o mesmo, com início da prova às 13h30 e término às 18h30. A saída com o caderno de questões só será permitida nos últimos 30 minutos.

Para a realização da prova, é imprescindível a apresentação de documento oficial com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital, também são válidos. É permitido levar lanche e água, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo, sujeitos à vistoria dos fiscais de sala.

Fonte: www.conexaopolitica.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE