A deputada federal Tabata Amaral (PSB) é a convidada do programa “DR com Demori”, com exibição prevista para às 23h na TV Brasil. A conversa abordará temas como o Plano Nacional de Educação (PNE), saúde mental e a recente taxação das apostas esportivas no Brasil.
Natural da periferia de São Paulo, Tabata Amaral construiu sua carreira política focada na área da educação. Formada em Ciência Política pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a parlamentar defende o potencial transformador de políticas públicas voltadas para a educação na vida dos jovens.
A deputada compartilhou a importância do apoio que recebeu no ensino médio: “Eu terminei o ensino médio porque tive o meu ‘pé-de-meia’, que foram os meus professores. Quando souberam da dependência química do meu pai e do contexto em que a gente vivia, começaram a pagar o meu almoço, o transporte, os livros, para que eu não desistisse. Só que nem todo jovem tem essa oportunidade”.
Tabata Amaral é uma das autoras do projeto de lei que originou o programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do governo federal que oferece incentivo financeiro-educacional a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio público, funcionando como uma poupança. A deputada aposta no sucesso do programa nos próximos anos, demonstrando otimismo quanto ao futuro dos jovens brasileiros. “Estou muito animada para, daqui a cinco, dez anos, a gente ver essa juventude toda, que está estudando agora, se formar e cuidar deste Brasil. Eu aposto muito neles”, afirma.
Durante o programa, Tabata Amaral revela que, desde cedo, ouviu sobre “um lado muito negativo da política”, mas que seu envolvimento se deu por meio da educação, da sala de aula e do movimento social. A deputada federal enfatiza a importância da população pesquisar atentamente o perfil dos candidatos antes de votar. “Veja como votou nos projetos, qual é a trajetória, se é honesto, porque isso impacta a nossa vida pelos próximos anos”, ressalta.
Após a exibição na TV Brasil, o programa “DR com Demori” estará disponível integralmente no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. A entrevista também será transmitida em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC, e disponibilizada em formato de podcast no Spotify.
O “DR com Demori” apresenta conversas diretas e aprofundadas com diversas personalidades. Nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a deputada federal Erika Hilton, o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters, já participaram do programa.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
