Palmeiras e Flamengo se enfrentam em uma final histórica da Libertadores, em busca do inédito tetracampeonato para um clube brasileiro. A partida, que definirá o maior conquistador da América do Sul no futebol nacional, será disputada neste sábado, às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.
A última vez que um clube brasileiro deteve o posto isolado de maior campeão da Libertadores foi em 2011, quando o São Paulo, então único tricampeão desde 2005, foi igualado pelo Santos. Desde então, Grêmio, Palmeiras e Flamengo alcançaram os mesmos três títulos, criando uma disputa acirrada pela supremacia no continente.
A Rádio Nacional transmitirá a decisão ao vivo, com o Show de Bola Nacional começando às 17h30. A narração será de Luciana Zogaib, com comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta.
O confronto reedita a final de 2021, disputada em Montevidéu, no Uruguai, onde o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1 na prorrogação. Naquela ocasião, Raphael Veiga abriu o placar para o time paulista, Gabriel Barbosa empatou para o rubro-negro, e Deyverson marcou o gol do título alviverde após falha de Andreas Pereira.
Curiosamente, Andreas Pereira, que cometeu a falha crucial na final de 2021, hoje veste a camisa do Palmeiras. Contratado em setembro, o volante busca redenção e a chance de conquistar o título pelo lado alviverde. Em outubro, no duelo entre os times pelo Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, Andreas foi hostilizado pela torcida flamenguista, chegando a escorregar no gramado ao cobrar uma falta.
O técnico Abel Ferreira pode alcançar marcas históricas caso o Palmeiras conquiste o tetracampeonato. Ele pode se isolar como o treinador com mais títulos pelo Verdão, com 11 taças, superando Oswaldo Brandão. Além disso, igualaria Osvaldo Zubeldía, tricampeão pelo Estudiantes (Argentina) entre 1968 e 1970, como o segundo treinador com mais títulos da Libertadores.
Além de Abel, Andreas e Veiga, outros jogadores que disputaram a final de 2021 permanecem no Palmeiras, como o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Joaquín Piquerez. Pelo lado do Flamengo, estão presentes o meia Giorgian de Arrascaeta e os atacantes Pedro, Michael e Bruno Henrique, além de Filipe Luís, que na época era o lateral esquerdo e hoje comanda a equipe como treinador.
Giorgian de Arrascaeta vive uma temporada decisiva pelo Flamengo, com 23 gols e 17 assistências em 59 jogos. O uruguaio pode chegar ao 16º título pelo Rubro-Negro, assim como Bruno Henrique, ampliando o status de jogador com mais conquistas pelo clube carioca.
O Estádio Monumental U traz boas recordações para o Flamengo, palco da conquista do bicampeonato da Libertadores em 2019, quando venceu o River Plate por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa. Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís foram titulares naquela partida, assim como o então zagueiro Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico rubro-negro.
O Palmeiras deve entrar em campo com Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. O Flamengo, por sua vez, deve ter Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
