Salvador se tornou palco de debates e celebrações voltadas para um futuro sustentável, com o Festival Nosso Futuro. O evento, que se estende até sábado, concentra atenções em temas cruciais como justiça climática, cidades ecológicas e a preservação do patrimônio ambiental. A iniciativa faz parte das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.
A capital baiana, até o dia 8, sedia uma série de eventos culturais, gastronômicos, exposições e oficinas. A programação reúne ativistas, artistas e empreendedores engajados na criação de territórios mais justos e sustentáveis. O festival atrai, principalmente, jovens da França, do Brasil e de países africanos, todos preocupados com os impactos das mudanças climáticas no futuro do planeta.
O Museu de Arte Moderna recebeu, na quarta-feira (5), a abertura oficial do Fórum Brasil-França: diálogos com a África, com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, além de representantes dos governos do Brasil e do Benim.
Em seu discurso, Macron ressaltou a relevância do diálogo e da inovação para alcançar um futuro sustentável. Ele enfatizou o papel da arte como um elemento de ligação entre a Europa, a África e a América do Sul.
“Eu espero muito desse ‘triângulo amoroso’”, disse o presidente francês, referindo-se aos três continentes e provocando risos na plateia.
O evento também contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Benim, Olushegun Adjadi Bakari, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do prefeito de Salvador, Bruno Reis.
A ministra Margareth Menezes destacou a importância de incluir os jovens nas discussões sobre o futuro, visando encontrar “um lugar de futuro com dignidade para todos”.
Para Bakari, a experiência das edições anteriores do fórum, realizadas na África (inclusive no Benim), reforça a identidade cultural comum entre os três continentes e reafirma a importância da cultura e da juventude na construção de territórios mais inclusivos e justos.
O encerramento do evento foi marcado por uma interação entre as autoridades presentes e jovens participantes, seguida de um show do cantor Carlinhos Brown.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
